7 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho

O que você pode fazer para proteger seu filho da infindável variedade de germes e vírus aos quais ele é exposto todos os dias? Infelizmente, de certa forma, ficar doente quando você é criança simplesmente faz parte da descrição do trabalho. "Todos nós entramos neste mundo com um sistema imunológico inexperiente", diz Charles Shubin, MD, professor associado de pediatria da Universidade de Maryland. Lentamente, as crianças preparam sua imunidade lutando contra uma série contínua de germes, vírus e outros organismos - razão pela qual muitos pediatras consideram normais de seis a oito resfriados, crises de gripe ou infecções de ouvido por ano. Mas existem hábitos saudáveis ​​que você pode adotar e que darão um impulso ao sistema imunológico de seu filho.

1. Sirva mais frutas e vegetais. Cenoura, feijão verde, laranja, morango: todos eles contêm carotenóides, que são fitonutrientes que aumentam a imunidade, diz William Sears, MD, autor de The Family Nutrition Book . Os fitonutrientes podem aumentar a produção corporal de glóbulos brancos que combatem infecções e de interferon, um anticorpo que reveste as superfícies das células, bloqueando os vírus. Estudos mostram que uma dieta rica em fitonutrientes também pode proteger contra doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas na idade adulta. Tente fazer seu filho comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. (Uma porção equivale a cerca de duas colheres de sopa para crianças, 1 xícara para crianças mais velhas.)

RELACIONADO: 9 nutrientes obrigatórios para crianças

1. Aumente o tempo de sono. Estudos com adultos mostram que a privação de sono pode torná-lo mais suscetível a doenças, reduzindo as células assassinas naturais, armas do sistema imunológico que atacam micróbios e células cancerosas. O mesmo se aplica às crianças, diz Kathi Kemper, médica, diretora do Centro de Educação e Pesquisa Pediátrica Holística do Children's Hospital, em Boston. As crianças em creches estão particularmente em risco de privação de sono porque todas as atividades podem dificultar o cochilo. Quanto sono as crianças precisam? Um bebê pode precisar de até 16 horas de berço por dia, os bebês precisam de 11 a 14 horas e os pré-escolares precisam de 10 a 13 horas. “Se seu filho não pode ou não quer tirar cochilos durante o dia, tente colocá-lo na cama mais cedo”, diz o Dr. Kemper.
  2. Amamente seu bebê. O leite materno contém anticorpos potenciadores da imunidade turbo-carregados e glóbulos brancos. A enfermagem protege contra infecções de ouvido, alergias, diarreia, pneumonia, meningite, infecções do trato urinário e síndrome da morte súbita infantil (SMSL). Estudos mostram que também pode aumentar a capacidade cerebral do bebê e ajudar a protegê-lo contra diabetes dependente de insulina, doença de Crohn, colite e certas formas de câncer mais tarde na vida. O colostro, o fino "pré-leite" amarelo que flui dos seios durante os primeiros dias após o nascimento, é especialmente rico em anticorpos que combatem doenças, diz o Dr. Shubin. A Academia Americana de Pediatria recomenda que as mães amamentem exclusivamentedurante os primeiros seis meses de vida. Se esse compromisso não for realista, tente amamentar por pelo menos os primeiros dois a três meses para complementar a imunidade que seu bebê recebeu no útero.
  3. Faça exercícios em família. A pesquisa mostra que o exercício aumenta o número de células assassinas naturais em adultos - e a atividade regular pode beneficiar as crianças da mesma forma , diz Ranjit Chandra, MD, imunologista pediátrico da Memorial University of Newfoundland. Para fazer com que seus filhos adquiram o hábito de se exercitar por toda a vida, seja um bom modelo. "Pratique exercícios com eles em vez de apenas incentivá-los a ir brincar", diz Renee Stucky, Ph.D., psicóloga clínica em Columbia, Missouri. Atividades divertidas para a família incluem passeios de bicicleta, caminhadas, patinação em linha, basquete e tênis.

Frutas e vegetais coloridos

CRÉDITO: LEVI BROWN

1. Proteja-se contra a propagação de germes. O combate aos germes não aumenta tecnicamente a imunidade, mas é uma ótima maneira de reduzir o estresse no sistema imunológico de seu filho. Certifique-se de que seus filhos lavem as mãos com frequência - e com sabão. Você deve prestar atenção especial à higiene deles antes e depois de cada refeição e depois de brincar ao ar livre, manusear animais de estimação, assoar o nariz, usar o banheiro e chegar em casa da creche. Quando estiver fora, leve lenços descartáveis ​​com você para limpezas rápidas. Para ajudar as crianças a adquirirem o hábito de lavar as mãos em casa, deixe-as escolher suas próprias toalhas de mão de cores vivas e sabonetes em formas, cores e aromas divertidos.

Outra estratégia importante para combater os germes: "Se seu filho ficar doente, jogue fora a escova de dente imediatamente", diz Barbara Rich, DDS, porta-voz da Academy of General Dentistry. Uma criança não pode pegar o mesmo resfriado ou gripe duas vezes, mas o vírus pode pular de escova em escova de dente, infectando outros membros da família. Se for uma infecção bacteriana, como faringite estreptocócica, entretanto, seu filho pode se reinfectar com os mesmos germes que o deixaram doente. Nesse caso, jogar a escova de dentes no chão protege tanto seu filho quanto o resto de sua família.

RELACIONADOS: 6 pontos germinativos - e como lidar com eles

1. Elimine o fumo passivo. Se você ou seu cônjuge fumam, pare. A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos nocivos, muitos dos quais podem irritar ou matar células do corpo, diz Beverly Kingsley, Ph.D., epidemiologista do Escritório de Tabagismo e Saúde nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta . As crianças são mais suscetíveis do que os adultos aos efeitos nocivos do fumo passivo porque respiram mais rápido; o sistema natural de desintoxicação de uma criança também é menos desenvolvido. O fumo passivo aumenta o risco de uma criança de SMSL, bronquite, infecções de ouvido e asma. Também pode afetar a inteligência e o desenvolvimento neurológico. Se você não consegue parar de fumar de forma alguma, pode reduzir consideravelmente os riscos à saúde de seu filho fumando apenas fora de casa, diz o Dr. Kingsley.
  2. Não pressione seu pediatra. Incentivar seu pediatra a prescrever um antibiótico sempre que seu filho estiver resfriado, gripe ou dor de garganta é uma má ideia. Os antibióticos tratam apenas doenças causadas por bactérias, "mas a maioria das doenças infantis são causadas por vírus", diz Howard Bauchner, MD, professor de pediatria e saúde pública na Escola de Medicina da Universidade de Boston.

Estudos mostram, no entanto, que muitos pediatras prescrevem antibióticos com certa relutância por insistência dos pais, que erroneamente pensam que não faz mal. Na verdade, pode. Como resultado, floresceram cepas de bactérias resistentes a antibióticos, e uma simples infecção no ouvido é mais difícil de curar se for causada por bactérias teimosas que não respondem ao tratamento padrão. Sempre que o pediatra de seu filho quiser prescrever um antibiótico, certifique-se de que ele não esteja prescrevendo apenas porque acha que você quer. “Eu encorajo fortemente os pais a dizerem: 'Você acha que é realmente necessário?' "Dr. Bauchner diz.

Por Sandra Gordon